Milhões de brasileiros já curaram uma dor de cabeça ou uma febre com Aspirina. Este medicamento está no mercado brasileiro desde 1916 e ainda é um dos principais produtos do portfólio da Bayer Consumer Care Brazil, área de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPS) da Bayer HealthCare. Hoje, os outros destaques são Redoxon e Supradyn, na categoria “nutricionais”, Flanax para “analgésicos” e Bepantol entre os produtos “anti-assaduras”.
O fortalecimento da Bayer no mercado teve grande visibilidade quando a empresa adquiriu a Roche Consumer Health em 2005. Com isso, a área de Consumer Care da Bayer passou a contar com 170 marcas em categorias como analgésicos, antiinflamatórios, antiácidos, dermatológicos e vitaminas. No Brasil, a companhia está em sétimo lugar no ranking das maiores empresas que comercializam medicamentos de venda livre e na terceira posição na lista mundial. A liderança da Bayer Consumer Care se consolida mundialmente entre os produtos do segmento de vitaminas.
Com este cenário, o foco do Marketing no Brasil - assim como em outros países onde a empresa está presente - são os médicos e as farmácias, com forte investimento em ponto-de-venda e internet. A estratégia global conta com investimentos nas marcas-chave para que cada país tenha o seu próprio network com parceiros em todo o mundo e aumente as vendas mundiais que chegaram a € 2,7 bilhões nos últimos anos.
“Temos categorias que o consumidor não é quem compra o produto como a linha pediátrica. A equipe trabalha para educar o pediatra e o farmacêutico”, explica Mark Wormser (foto), Head de Marketing, Trade Marketing & New Business Development da Bayer Consumer Care Brazil, em entrevista ao Mundo do Marketing.
“Outro exemplo interessante são os programas de treinamento e desenvolvimento de farmacêuticos e balconistas de diversas farmácias, com supervisão da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo”, aponta o Head de Marketing, Trade Marketing & New Business Development da Bayer Consumer Care Brazil. Devido ao grande número de produtos e categorias em que a empresa atua, fica difícil eleger as ações de Marketing de maior relevância. A marca de antiassaduras Bepantol tem como foco criar ações de Marketing em materinidades, na internet e no ponto-de-venda.
Já a Aspirina tem como estratégia comunicar novos benefícios e reforçar a percepção sobre o produto. Isto mostra que cada categoria em que a Bayer está presente exige uma análise detalhada do plano de Marketing. “O interessante no mercado de MIPS é que, além das ferramentas de Marketing tradicionais, é preciso maior complexidade no desenvolvimento de mensagens”, alerta Mark Wormser.
O problema é o volume de informações sem base científica e equivocadas que têm um potencial negativo com relação ao consumo responsável de medicamentos. Por isso, a Bayer possui especialistas avaliando a troca de informações na web entre diversos países. Para não perder mercado, usando ou não a internet, o investimento maior da companhia é na qualidade dos produtos. Desde o volume de pesquisas de desenvolvimento até a garantia dos padrões de qualidade, passando pelo momento de uso do produto, a Bayer oferece suporte de relacionamento com os consumidores e farmacovigilância.