Franquia é tema de palestra no Projeto Cidadão Consciente
Professor e consultor da área fala sobre o mercado de franquias, uma boa oportunidade de negócio
Alguns dos assuntos abordados foram o crescimento do ramo nos últimos anos no Brasil, o perfil do empreendedor para trabalhar como franqueado e os cuidados que ele deve tomar na escolha da franquia, como cláusulas do contrato, histórico, marca e relacionamento entre os franqueados. O público-alvo do evento foram acadêmicos de administração e demais interessados no assunto.
Spínola, que é especialista em marketing há mais de dez anos, consegue identificar vantagens e desvantagens em se ter uma franquia. “As vantagens são de poder entrar no mercado com uma marca já consolidada, ter assessoria em várias áreas da gestão da empresa, bem como, iniciar um negócio já testado e aprovado pelo mercado. No caso da desvantagem, posso citar a falta de liberdade do franqueado em criar ou modificar processos de gestão determinados pelo franqueador e algumas cláusulas jurídicas abusivas onde cria-se normas e obrigações a serem cumpridas pelo franqueado”.
Segundo o professor, para se ter uma franquia é preciso tomar alguns cuidados, inclusive verificar se o futuro franqueado tem perfil para o negócio. “A principal dica que eu dou como consultor da área é que o candidato à franquia tome alguns cuidados básicos na escolha da marca franqueada, veja se a marca tem credibilidade na região onde pretende abrir o negócio. Outro conselho é visitar e falar com franqueados e ex-franqueados desta marca, ouça o que eles têm a dizer sobre o negócio. Não existe ninguém melhor pra falar da franquia do que quem tem no momento ou quem já teve em algum momento da vida. E por último, análise dentro do ramo de atividade que pretende investir, mais de uma opção de compra/franquia. Veja qual tem mais o seu perfil”.
De acordo com o professor também é essencial que o franqueador esteja presente no processo. “Sobre o sucesso de uma franquia, posso garantir que se não tiver apoio do franqueador e dedicação no empreendimento, não vai funcionar. Só uma marca forte não será suficiente para você sobreviver no mercado”, completa.
Exemplo de sucesso – O empresário Valdir Zaninelli, 54, tem uma franquia de sorveteria há onze anos. Tudo começou quando um amigo dele abriu uma sorveteria e após um ano ofereceu a Zaninelli que abrisse uma também, pois segundo o amigo era algo que daria certo. Valdir acatou a ideia e abriu uma franquia do negócio.
Ele, que até então trabalhava como caminhoneiro, foi o primeiro franqueado da marca e como consultoria teve apenas as instruções do amigo que já estava no ramo a algum tempo. Zaninelli considera que o negócio é ótimo e prático. “Só vender, não tem dificuldade é só atender bem o cliente”.
O empresário conta que percebe muita diferença na vida dele, principalmente com relação às finanças e à flexibilidade de horário. “Quando eu era empregado eu não tinha nada, hoje já conquistei algumas coisas e para isso preciso trabalhar o dobro. Mas pelo menos a gente trabalha a hora que quer”, ressalta.
Franquias em alta no mercado – “Isso depende muito do momento em que os consumidores estão buscando. Houve um crescimento muito grande de franquias no ramo beleza e bem estar. Esse crescimento acontece devido aos consumidores estarem preocupados com o corpo e com a saúde. Estão surgindo franquias de produtos naturais e também de turismo. A economia atual do Brasil também ajuda no desenvolvimento das franquias. Um exemplo é o surgimento das microfranquias, um conceito criado nos EUA e que dá oportunidade a empreendedores que tem até R$ 50.000,00 para iniciar um negócio. Neste sistema destaca-se franquias prestadoras de serviços de educação, estética e manutenção para o lar”, conta o professor Sérgio Spínola.
Projeto Cidadão Consciente – O projeto Cidadão Consciente é uma iniciativa do Instituto Paranaense de Ensino, que surgiu em 2005 com o objetivo de oferecer educação em todos os segmentos da sociedade. Em 2008 a Faculdade de Tecnologia América do Sul se tornou parceira do evento, e em 2010 a Faculdade Maringá e o Colégio Paraná completaram a equipe.
Juntas as instituições oferecem durante o ano todo palestras de diversas áreas do conhecimento. Para participar do evento, basta escolher a palestra de interesse e preencher a ficha de inscrição no site de qualquer uma das instituições de ensino parceiras. O participante também poderá doar um quilo de alimento não perecível que será encaminhado às pessoas carentes.
Fonte: http://www.faculdadesmaringa.br/v4/index.php?mod=agecom&p=exibir&id_web=704