Completando 50 anos
em 2012, Havaianas é um dos cases de Marketing mais conhecidos do
Brasil, saindo de um portfólio limitado e do esquecimento na década de
1990 para uma marca de sucesso
em mais de 80 países do mundo. Com cerca de 100 modelos diferentes,
Havaianas conta ainda com um mix que vai além das sandálias, por
calçados fechados, bolsas, toalhas e chaveiros. Para manter a posição de
destaque no mercado, a Alpargatas, detentora da marca, aposta em
ampliação constante nas suas linhas e no conceito de brasilidade.
A principal extensão no portfólio de Havaianas para além das tradicionais sandálias de borracha veio em 2010, com o lançamento,
no Brasil, da Soul Collection, coleção de calçados fechados e tênis. A
princípio, os produtos foram desenhados para atender o mercado europeu
que, por conta do inverno rigoroso, não dava espaço para a venda dos
modelos originais durante todo o ano.
A Internet, no entanto, acabou fazendo com que os itens acabassem
ficando conhecidos e caíssem no gosto dos consumidores brasileiros.
“Havaianas é um produto visto como muito simpático pelo público europeu,
mas que não podia ser usado durante todo o ano, a não ser dentro de
casa ou com meias. Daí surgiu a ideia dos sapatos fechados. Aqui no
Brasil, as pessoas ficaram sabendo e começaram a pedir”, explica Rui
Porto, Consultor de Comunicação da Alpargatas, em entrevista ao Mundo do
Marketing.
Portfolio variado
Além dos calçados fechados, a marca trabalha atualmente com produtos de outras categorias como bolsas, toalhas, chaveiros e pingentes para celular. A ideia é continuar lançando outros itens. Em breve, a empresa se prepara para disponibilizar no varejo capas para iPads e iPhones com a identidade da marca.
Além dos calçados fechados, a marca trabalha atualmente com produtos de outras categorias como bolsas, toalhas, chaveiros e pingentes para celular. A ideia é continuar lançando outros itens. Em breve, a empresa se prepara para disponibilizar no varejo capas para iPads e iPhones com a identidade da marca.
A Havaianas aposta também em uma ampla variedade de modelos para
atender aos diferentes perfis de públicos que usam as sandálias. Além
das Havaianas bicolores, mantidas no mercado há 50 anos, a empresa
conta com modelos desde os básicos Top, disponíveis no varejo a R$
9,90, até sandálias com tiras cravejadas por cristais Swarovsky, que
custam quase R$ 300,00. Sem falar nas edições limitadas em parcerias com
marcas como a H Stern, com preços que ultrapassam as centenas de
milhares de reais.
A atualização e renovação constantes do portfólio fazem parte do
posicionamento da Havaianas como uma marca de moda. “Hoje lançamos duas
coleções por ano que se modificam sempre, mas sem perder a alma daquela
sandália de borracha, de dedo. Havaianas mudou de patamar, mas não mudou
sua alma”, explica Rui Porto.

Não perder o conceito de brasilidade na marca é um cuidado da empresa na hora de trabalhar sua estratégia de Marketing, independente do país de atuação. O que muda, no entanto, é a forma de abordagem inicial, já que nem todas as partes do mundo se identificam tanto com a personalidade brasileira.
Na Europa, por exemplo, o calor brasileiro é visto com simpatia,
enquanto nos Estados Unidos a característica não tem tanta relevância.
Apesar das diferenças, a essência do Marketing e da comunicação é a
mesma em qualquer mercado, sofrendo mudanças de acordo características
internas. “Quando ingressamos em um país observamos, naturalmente, a
cultura local. Na Hungria, por exemplo, onde o pólo aquático é um
esporte muito popular, trabalhamos nossa publicidade em revistas
especializadas”, completa Porto.
Atualmente, a Havaianas trabalha para ingressar nos mercados da Índia,
Indonésia, China e México. Um dos cuidados da companhia é chegar aos
novos países por meio de distribuidores que conhecem bem o varejo local.
A operação própria é feita apenas em áreas onde a marca já é bem
difundida, como Estados Unidos, Canadá e Europa, em cidades como
Bologna, Paris, Londres e Lisboa.
“Nestes novos mercados atuamos com os distribuidores. Eles conhecem bem
o varejo e a cultura local, além de dividir os riscos e os bônus da
propaganda. A Havaianas pensa globalmente e age localmente. Conhecemos a
cultura local e promovemos as adaptações necessárias, porém, nunca sem
perder nossos valores e filosofias, que são universais”, completa o
profissional.
Comemoração
O objetivo da Havaianas para os próximos anos é manter a taxa de crescimento, lançando mais linhas de produtos e ingressando, cada vez mais, em novos mercados. Hoje, a empresa conta com 219 franquias da marca em diferentes países e pretende atingir 500 unidades em quatro anos.
O objetivo da Havaianas para os próximos anos é manter a taxa de crescimento, lançando mais linhas de produtos e ingressando, cada vez mais, em novos mercados. Hoje, a empresa conta com 219 franquias da marca em diferentes países e pretende atingir 500 unidades em quatro anos.
Para comemorar os 50 anos de criação estão sendo desenvolvidas diversas
ações. Entre elas o lançamento de um modelo comemorativo de sandálias,
que remete a primeira Havaianas lançada e que terá 100% da renda de suas
vendas revertidas para a Unicef.
“Disponibilizamos 50 mil unidades e todo o valor de venda será doado.
Essa é a nossa forma de agradecer ao público por todo o carinho ao longo
destes anos. Além disso, vamos lançar um livro com as 50 melhores
campanhas impressas de Havaianas, além de promover festas para nossos
funcionários”, completa Rui Porto.
Fonte:
http://mundodomarketing.com.br/reportagens/marca/24460/havaianas-investe-em-novos-produtos-para-garantir-sucesso-no-mercado.html